terça-feira, 20 de novembro de 2012

 

 

O que é port-a-cath, portocath  ou catéter?


Tipo de cateter implantado por um veia e levado até o coração, serve para se fazer quimioterapia e outros tipos medicação por longo tempo.
Consiste em um receptáculo que fica sob a pele, ligado a um cateter implantado até o coração. Quando queremos injetar a medicação, basta palpa-lo e introduzir a agulha no seu centro que normalmente é feito de silicone de alta resistência. As vantagens na colocação deste sistema é que não precisamos ficar procurando veias periféricas, que nestes pacientes é quase impossível e a medicação vai direto no coração que ao bombear o sangue, espalha pelo corpo de forma eficiênte e rápida impedindo as inflamações das veias dos braços, mãos etc

Porto-cath: sistema de longa permanência que possibilita o acesso à veias de grande calibre, implantado nos pacientes que nescessitam de tratamento frequente intra-venoso. Um port-o-cath pode ficar implantado por até 5 anos, sendo necessário apenas heparinizá-lo (ou salinizá-lo) 1 vez por mês, quando não está mais em uso para quimioterapia.
O port-o-cath fica totalmente implantado embaixo da nossa pele, sendo puncionado certeiramente por uma agulha específica, chamada "agulha de hubber point", que assemelha-se a um "L" de ponta cabeça. Depois de puncionar, o sistema é "lavado" com soro e então a medicação é infundida através dele. 
 
"Confesso que não queria colocar, afinal já tinha feito 11 quimios na veia e não queria mais uma cicatriz... Mas devido a mais ciclos de quimio que devo fazer e mais os exames de sangue, estava cada vez mas difícil acertar a veia, então por indicação da minha médica oncologista, decidimos colocar. Foi feito no Hospital São Lucas em Santos, com o Dr Ronaldo H. Canas (vascular) num centro cirurgico, com anestesia local, durou cerca de 1 hora e não precisei tomar nenhum ponto. Foi ótimo, e esse médico é maravilhoso. Já fiz 3 quimios pelo port eu o amo, ele é meu amigo e adorei, achei mais rápido a punção e mais seguro. Não ficou parecendo uma azeitona...rsrsr. Sem contar que fico com as mãos livres para me alimentar, ficar no notebook, como estou agora fazendo a minha quarta quimio deste ciclo. Recomendo!

Obs: Deve ser manipulado somente por enfermeiros com conhecimento, com muita higiene, para evitar risco de infecção."
olha como ficou  meu:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do post, comente aqui. Gostaria de saber a sua opnião. Obrigada. Beijos