terça-feira, 4 de outubro de 2011

Movimento Mundial Outubro Rosa


O “Movimento Mundial Outubro Rosa” é um movimento criado para simbolizar a luta contra o câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados faziam campanhas isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro, até que o Congresso Americano determinou outubro como o mês nacional de prevenção à doença.
A ação começou a ser efetivamente comemorada em 1997. No início, as cidades se enfeitavam com laços rosa, principalmente nos lugares públicos. Depois, surgiram outros eventos, como corridas, desfiles e partidas de boliche em prol da causa.
Não se sabe ao certo quando começou, mas de uns tempos para cá a iluminação cor-de-rosa de monumentos, prédios públicos e teatros, passou a ser a representação do “Movimento Mundial Outubro Rosa”. O mais importante é que dessa maneira, todos podem participar da ação, é só adequar a iluminação já existente.
Há alguns anos, as ações relativas ao “Movimento Mundial Outubro Rosa” se multiplicaram pelo Brasil, com a iluminação de monumentos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.
A primeira ação realizada em Santos pelo Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, foi a iluminação rosa da Fortaleza da Barra em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia Estadual (SP) de Prevenção ao Câncer de Mama. Depois disso, as ações relativas ao “Movimento Mundial Outubro Rosa” se multiplicaram pelo Brasil.

Com o apoio do ISO - Instituto  Santista de Oncologia,  (onde eu faço o meu tratamento do câncer) , o Núcleo de Oncologia Santista (NOS) vai aderir a campanha do “Movimento Mundial Outubro Rosa” .

Fonte: www.isoncologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou do post, comente aqui. Gostaria de saber a sua opnião. Obrigada. Beijos